31/10/2022

Novembro Azul: o que é, sintomas e tratamento

Novembro Azul: o que é, sintomas e tratamento

O Novembro Azul surgiu em 2003 na Austrália e é uma campanha para conscientização da população sobre o câncer de próstata. Voltada para os homens na faixa etária dos 40 anos, o objetivo é prevenir e incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. 

Aqui no Brasil, a campanha foi criada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, para quebrar o preconceito e desmistificar o famoso exame do toque.

Pensando nesse tema tão delicado, criamos um conteúdo informativo sobre o Novembro Azul, saiba o que é, quais os sintomas e como fazer o tratamento. Dá só uma olhada!

Veja mais:

Outubro Rosa: o que é, sintomas e tratamentos

O que é câncer de próstata?

No Brasil, essa doença é a segunda mais comum entre os homens e fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, onde atinge as áreas que ficam mais expostas ao sol. Mas para entender o que é o câncer de próstata é necessário entender onde se localiza essa parte do corpo humano. 

A próstata é uma glândula que apenas os homens têm. Ela fica localizada na parte de baixo do abdômen, tem um tamanho bem pequeno e seu formato lembra uma maçã. Essa glândula fica envolta da porção inicial da uretra, região pela qual a urina que se armazena na bexiga é liberada. Além disso, a próstata também produz parte do sêmen.

Diferente de qualquer outro tipo de câncer, esse é considerado uma doença da terceira idade porque, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA),  cerca de 75% dos casos acontecem a partir dos 65 anos de idade.

O perigo desse mal é que ele pode se espalhar para outros órgãos e até levar a óbito. A maior parte desses tumores cresce de forma lenta. Acredita-se que em 15 anos, podem alcançar 1 centímetro.

Sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial do câncer de próstata, há um crescimento silencioso da doença. Tão silencioso que os homens não apresentam sintomas, mas em alguns casos a ida frequente ao banheiro em um curto período de tempo e a dificuldades para urinar, são um sinal de alerta.

Agora, quando o câncer já está em uma fase avançada, a dor nos ossos é um dos sintomas mais comuns e quando chega em um estado crítico, pode causar infecção generalizada e insuficiência renal. 

Prevenção e tratamento

É recomendado que o exame do toque seja realizado a partir dos 40 anos para quem tem histórico familiar, caso contrário, pode ser realizado aos 45 anos.

A detecção precoce é um passo muito importante para acompanhar o tumor em sua fase inicial e, assim, ter uma maior chance do tratamento ser bem sucedido.

Raio X de um paciente com câncer de próstata.

No caso das pessoas com essa doença, o exame do toque retal e o exame de sangue são os primeiros passos para o tratamento. De acordo com os dados da Biblioteca Virtual em Saúde, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Quando o tumor está localizado apenas na próstata e ainda não atingiu outras áreas do corpo, a cirurgia de remoção, a radioterapia e a observação vigilante podem ser eficazes no combate ao câncer.

Agora, em casos da doença mais avançada, a radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido bastante utilizados.

Mas quando a doença está em estágio avançado, o tratamento mais usado é a terapia hormonal.

Vale lembrar que é o profissional da saúde quem escolhe a melhor forma de tratamento para cada tipo e estágio do câncer de próstata.

Curtiu esse conteúdo de Novembro Azul? Espero que a gente tenha tirado todas as suas dúvidas, mas atenção! As informações publicadas neste blog têm como foco ajudar e não substituir o trabalho médico profissional. Vá para uma avaliação pessoal no Serviço de Saúde!

Plano&Plano

Você sabia que está acontecendo a promoção de 25 da Plano&Plano? ​​Esse ano a gente completa 25 anos ajudando milhares de pessoas a conquistarem o sonho da casa própria, por isso, estamos sorteando todo tipo de prêmio, em diferentes formas de concorrer. São tantos prêmios que a pessoa fica até sem saber qual escolher. Pra te ajudar nessa escolha nada fácil, a gente explica nesse conteúdo tudo pra você, clique aqui e confira: Promoção 25 anos. 

Agora, não perca tempo e corra até um dos nossos pontos de atendimento, ou entre em contato com um de nossos consultores de plantão clicando aqui e tire suas dúvidas ou realize uma simulação de compra do seu apê, de forma gratuita. 

Isso mesmo, chegou a hora de mudar a sua vida com a Plano&Plano!

Para se manter informado sobre todos os nossos conteúdos, nos acompanhe em nossas plataformas digitais, clicando no link abaixo:

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Como organizar Halloween no condomínio?
Geral
Como organizar Halloween no condomínio?
31/10/2023
Shopping de imóveis Plano&Plano: conheça o mais novo espaço da construtora
Geral
Shopping de imóveis Plano&Plano: conheça o mais novo espaço da construtora
18/06/2021
10 motivos para comprar na Plano&Plano
Geral
10 motivos para comprar na Plano&Plano
13/05/2020