Novembro azul

postado em: 01.11.2021

Novembro Azul: o que é, sintomas e tratamento

O Novembro Azul surgiu em 2003 na Austrália e é uma campanha para a conscientização da população, mas principalmente voltada aos homens, para que assim eles previnam e façam diagnósticos de doenças, como é o caso do câncer de próstata. Aqui no Brasil, a campanha foi criada com o objetivo de quebrar o preconceito e desmistificar o famoso exame do toque.

Pensando nesse tema tão delicado, fizemos esse post informativo de Novembro Azul sobre o que é, quais são os sintomas e como fazer o tratamento. Dá só uma olhada!

Veja mais:

Outubro Rosa: o que é, sintomas e tratamentos

O que é câncer de próstata?

No Brasil, essa doença é a segunda mais comum entre os homens e fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, onde atinge as áreas que ficam mais expostas ao sol. Mas para entender o que é o câncer de próstata, você precisa entender o que é essa parte do corpo.

Imagem mostra o raio-X de um exame de próstata.

A próstata é uma glândula que apenas os homens têm. Ela fica localizada na parte de baixo do abdômen, tem um tamanho bem pequeno e seu formato lembra uma maçã. Essa glândula fica envolta da porção inicial da uretra, região pela qual a urina que se armazena na bexiga é liberada. Além disso, a próstata também produz parte do sêmen.

Diferente de qualquer outro tipo de câncer, esse é considerado uma doença da terceira idade porque, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA),  cerca de 75% dos casos acontece a partir dos 65 anos de idade.

O perigo desse mal é que ele pode se espalhar por outros órgãos e levar à morte. A maior parte desses tumores cresce de forma lenta. Acredita-se que em 15 anos, podem alcançar 1 centímetro.

Pessoa com mais de 65 anos indo fazer o exame.

Sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial do câncer de próstata, há um crescimento silencioso da doença. Tão silencioso que os homens não apresentam nada de sintomas, mas quando apresentam surge uma certa dificuldade para urinar ou ida muitas vezes ao banheiro para urinar.

Agora, quando o câncer já está em uma fase avançada, a dor nos ossos é um dos sintomas mais comuns. A questão de dificuldade de urinar ou urinar muitas vezes também surgem. Mas quando está gravíssimo, infecção generalizada e insuficiência renal também são comuns.

Como fazer o tratamento?

Como passo inicial do câncer de próstata, a detecção inicial é um passo muito importante para acompanhar o tumor em sua fase inicial e, assim, ter a maior chance do tratamento ser bem sucedido.

No caso das pessoas com esse câncer, o exame do toque retal e o exame de sangue são os primeiros passos para o tratamento.

Quando o tumor está localizado apenas na próstata e ainda não atingiu outras áreas do corpo, cirurgia de remoção, radioterapia e observação vigilante podem ser eficazes no combate.

Agora, para a doença avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido bastante utilizados.

Mas quando a doença está em estágio avançado, o tratamento mais usado é terapia hormonal.

Vale lembrar que é o profissional da saúde quem escolhe a melhor forma de tratamento para cada tipo e estágio de câncer de próstata.

Curtiu esse conteúdo de Novembro Azul? Espero que tenha tirado todas as suas dúvidas. Mas atenção! As informações publicadas neste blog têm como foco ajudar e não substituir o trabalho médico profissional. Vá para uma avaliação pessoal no Serviço de Saúde.

Esse e outros conteúdos incríveis da Plano&Plano você encontra em nossos canais oficiais:

Conteúdos relevantes

Veja outros conteúdos relevantes

10 motivos para comprar na Plano&Plano
10 motivos para comprar na Plano&Plano
Economia Familiar ver publicação
Minha Casa Minha Vida
Como Funciona o Subsídio Minha Casa Minha Vida
Financiamento de Imóveis ver publicação
Renda Informal como declarar o IR
Como Comprovar Renda com IR?
Financiamento de Imóveis ver publicação