10/09/2021

4 tipos de luminárias perfeitas para a decorar quarto de bebê

4 tipos de luminárias perfeitas para a decorar quarto de bebê

Imagine estar no escuro e, de repente, ser jogado à luz. Assim acontece com uma criança recém-nascida. E nos meses seguintes ela precisará receber muita atenção, proteção e aconchego.

Veja mais:

A melhor forma de decorar o seu apartamento com quadros

Confira 3 dicas fáceis para montar de um jardim simples dentro de casa

7 opções super modernas de revestimentos para lavabo

O mínimo que os pais podem fazer é dar-lhe um ambiente de quarto de bebê com a melhor atmosfera possível para a sua criação, com uma iluminação que deixe o ambiente o mais confortável possível.

Os especialistas em harmonização de interiores indicam, para quartos de bebês, uma iluminação geral indireta ou difusa – luz que reflete em superfície antes de atingir a área. 

Ou seja, preferencialmente, nada de lâmpadas expostas ou sistemas de luz mirados para a criança, no berço. Nesse caso, a luz geral é suave, dando aos olhos pouco desenvolvidos do bebê o descanso necessário.

Na própria norma brasileira NBR 5410 é possível encontrar mais informações a respeito. Mas ainda podemos destacar que muitas atividades da criança, em crescimento, e dos pais serão realizadas no local. 

Então, é provável que seja preciso aumentar a quantidade de pontos específicos para iluminar o espaço, garantindo luz suficiente onde é preciso. Veja, a seguir, algumas sugestões de luminárias.

luminárias

Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/245212/papel-de-parede-poltrona-de-amamentacao-e-tapete

Jordana Gabrielli https://www.vivadecora.com.br/foto/137682/painel-com-luminaria-em-led

STAL Arquitetura & Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/255767/poltrona-de-amamentacao-comoda-branca-e-luminaria

Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/255767/poltrona-de-amamentacao-comoda-branca-e-luminaria

#1 Luminária para teto

A luminária de teto, como já dissemos antes, precisará recriar uma luz difusa dentro deste quarto. Nessa linha, podemos citar as luminárias plafons, mas também os lustres pendentes cujas lâmpadas são voltadas para cima. 

Desse modo, a luz continuará sendo distribuída de modo suave. Mas optando pela primeira luminária, outra ideia é colocar pendentes em pontos estratégicos – uma solução adorável também para ornar mais o quarto. 

“A luminária central do quarto também pode ser de um modelo que forneça luz indireta. Desta forma, o bebê não sofrerá com o ofuscamento quando olhar para cima.”,

“(…)  uma dica legal, é optar por fazer forro de gesso. Ele é ótimo para produzir esse efeito, através de sancas, cortineiros, rasgos, etc.”

– Gabriele Klassen, em reportagem de Persianet.

Nicolle do Vale https://www.vivadecora.com.br/foto/52952/ambiente-com-marcenaria-branca-e-tapete-estampado

#2 Luminárias de piso

Algumas atividades desempenhadas pelos pais para ajudar na alimentação e higiene da criança dependem de uma boa iluminação ambiente. Excepcionalmente para as áreas onde elas serão realizadas, pode-se ter uma luz focal vinda de uma luminária de piso. Uma ideia é colocar esse aparelho, por exemplo, ao lado de uma poltrona de amamentação e também ao lado de uma cômoda trocador.

luminárias

STAL Arquitetura & Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/255764/poltrona-branca-piso-laminado-e-luminaria-cinza

Marcelo Bastos https://www.vivadecora.com.br/foto/1473/estante-branca-sofa-cinza-e-almofadas-azul-claro

#3 Luminária de parede

As arandelas são uma linda opção de luminária para decoração de quarto de bebê. Quando instaladas perto do berço, é melhor que tenham a luz voltada para o teto. 

Mas em outras áreas, como ao lado de um painel com nichos e prateleiras, pode criar um efeito interessante na parede, iluminando uma mesinha ou cadeira, por exemplo. E ainda é possível ter fitas de LED e spots embutidos neste painel também.

luminárias

MeyerCortez Arquitetura & Design https://www.vivadecora.com.br/foto/84672/papel-de-parede-listrado-e-luminaria

#4 Luminárias ornamentais

Algumas outras luminárias em formatos diferenciados, até como pequenas rosetas, são utilizadas para criar uma ornamentação mais interessante e delicada para o quarto. 

Os abajures são as peças mais conhecidas e fáceis de serem encontradas à venda nas lojas. Elas podem ser apoiadas sobre mesinhas auxiliares, com lâmpadas de baixa intensidade e preferencialmente no tom amarelo, deixando o bebê mais tranquilo para mamar e dormir.

Mas observe no exemplo de imagem a seguir um exemplo de luminária ornamental bem curiosa, em forma de nuvem. Existem modelos assim para serem instalados como luminária pendente e também como luminária de parede. 

Pode-se dizer que representa uma tendência muito forte na decoração de quarto de bebê que é a representação dos elementos da natureza terrena e do cosmos, como sol, estrelas e arco-íris.

São outros exemplos de luminárias ornamentais para quarto de bebê: cordões de luz, bonsai de LED, bichinhos com LED interno, plug de tomada, luminária toque de controle de luz e projetor de estrelas.

Informação bônus: todo esse sistema de luminárias pode ser ligado a um interruptor dimmer. Qual a vantagem disso? 

Esse pequeno aparelho ajuda a regular rapidamente a intensidade de toda a luz ambiente – no momento de pôr o bebê para dormir, mamar, e mais – criando uma atmosfera perfeita para o descanso profundo da criança. Mas quando chegar a hora das brincadeiras, é só aumentar a intensidade outra vez.

Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/245764/poltrona-de-couro-berco-branco-e-tapete-felpudo

Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/243062/papel-de-parede-berco-azul-e-boiserie-de-madeira

Agora, escolha a luminária ideal e deixe o quarto do seu bebê cheio de luz!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Planta de Apartamento Inteligente
Decora P&P
Planta de Apartamento Inteligente
28/07/2020
Use formas geométricas nas paredes de quarto de solteiro
Decora P&P
Use formas geométricas nas paredes de quarto de solteiro
19/10/2018
Quarto de bebê: dicas surpreendentes de decoração para gêmeos
Decora P&P
Quarto de bebê: dicas surpreendentes de decoração para gêmeos
18/01/2019