26/03/2021

Como é morar no bairro Vila Curuçá, SP?

Como é morar no bairro Vila Curuçá, SP?

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

O bairro Vila Curuçá é um dos mais conhecidos da Zona Leste e fica localizado ao lado do Itaim Paulista, outro distrito bem famoso da região. Nele, você vai encontrar um leque gigantesco de facilidades que ajudam bastante o dia a dia dos moradores. Confira abaixo as coisas que só a Vila Curuçá pode te oferecer!

Veja mais:

Como é morar no bairro Butantã, SP?

Como é morar no bairro Piqueri, SP?

Como é morar no bairro Chácara Santo Antônio, SP?

Bairro Vila Curuçá e sua mobilidade

Um dos pontos fortes dessa região da Zona Leste é a mobilidade. Repleto de opções, o bairro vai te garantir fácil acesso a qualquer região da cidade de São Paulo, começando pela estação Jardim Helena – Vila Mara da CPTM. Com ela, você pode passar por bairros famosos, como São Miguel Paulista e Tatuapé, e chegar ao famoso Brás. Indo mais para o fundão da ZL  e saindo um pouco da cidade, no sentido contrário da linha, você vai poder chegar facilmente nas cidades de Itaquaquecetuba e Calmon Viana.

Bairro Vila Curuçá

A linha 12 da CPTM fica na Vila Curuçá

Além dessas grandes possibilidades que apenas os trilhos da CPTM proporcionam, há também a questão dos ônibus que circulam diariamente na região. Com eles, em poucos minutos você estará em diversos lugares da Zona Leste. Morar no bairro Vila Curuçá é ter muitas facilidades com a mobilidade urbana.

Conheça o bairro Vila Curuçá

Localizada entre os grandes Itaim Paulista e São Miguel Paulista, a pequena Vila Curuçá mostra que tamanho não é documento e tem, sim, grandes opções de compras e passeios disponíveis no interior do bairro. Se a sua preocupação for em relação a quantidade de supermercados para poder fazer as suas pesquisas de preços mensais, saiba que o bairro Vila Curuçá conta com diversos mercados e mercadinhos, que transitam entre o atacado e o varejo.

Como foi mencionado acima, o bairro Vila Curuçá está entre dois grandes nomes de distritos da região. Ou seja, há também uma variedade ainda maior desse tipo de comércio no entorno. Vale a pena sair por aí para dar uma olhadinha, viu? Fica a dica.

Outro ponto bastante interessante de morar na Vila Curuçá é sobre o comércio diversificado que tem dentro do bairro. São lojinhas de roupas, calçados, alimentação, petshops, etc. A quantidade de opções é tão grande que todo dia que você estiver conhecendo o lugar, vai descobrir algo novo.

Lazer é aqui

Um dos pontos positivos de morar na Vila Curuçá é a questão do lazer para todos os públicos. Um dos lugares mais conhecidos na região e que atende muito bem famílias, amigos, casais e até mesmo pessoas que estejam passeando sozinhas é o Parque Ecológico do Tietê. Você estará apenas três estações de distância de uma das áreas verdes mais preservadas e bonitas da cidade. Lá, você acha de tudo um pouco. Passeio pelo grande lago que está no centro do parque, áreas para caminhada, piquenique e muito mais.

Imagem do lago do Parque Ecológico do Tietê. Reprodução: site do Governo do Estado de São Paulo.

Os parques Núcleo Jardim Helena e Núcleo Itaim Biacica (inclusive onde está uma antiga fazenda da região onde mencionamos em um texto sobre a história da arquitetura de São Paulo) também atendem toda a região e garantem a diversão dos moradores.

Facilidades para você

Para quem quer morar na Vila Curuçá, saiba que as facilidades do bairro vão fazer você querer se mudar para lá hoje mesmo! Começando com a questão das opções de postos de saúde e hospitais da região. A UBS Curuçá Velha é bem popular e atende boa parte dos moradores do distrito. Outra UBS muito utilizada é a Parque Santa Rita, que apesar de ter esse nome, fica no interior do bairro.

O Hospital Tide Setúbal, apesar de não ficar dentro do bairro Vila Curuçá, está no distrito vizinho, o São Miguel Paulista, e as pessoas das imediações se locomovem para lá quando precisam de um atendimento mais específico e rápido.

Bateu aquela necessidade de ir pegar um dinheiro urgente? Saiba que o bairro Vila Curuçá conta com caixas eletrônicos no interior de alguns comércios e na Avenida Marechal Tito, que é a principal via da região, tem os bancos mais procurados pelos moradores.

Educação

Se educação é uma das coisas que você mais prioriza, saiba que no bairro Vila Curuçá tem muitas opções. Começando pelo CEU Vila Curuçá, um dos mais famosos da cidade e construído na primeira onda de projetos, a escola tem uma estrutura única e é muito procurada pelos pais da região que querem os seus filhos estudando em um lugar com renome.

Imagens de dentro do CEU Curuçá. Reprodução: Site da Secretaria Municipal de Educação.

Universidade? Tem, sim senhor! Tem uma unidade da UNIP bem pertinho da estação Jardim Helena – Vila Mara. Lá, você vai achar diversos cursos e com certeza vai ter um que você sempre quis estudar.

História do bairro Vila Curuçá

A história da Vila Curuçá se encontra um pouco com a do Itaim Paulista e outras regiões das imediações. Basicamente, a exploração da região começou em meados do século 17, quando as terras foram doadas a alguns portugueses.

De acordo com o próprio site da Prefeitura de São Paulo, o Bandeirante Domingos de Góes virou o dono das terras da região e mais tarde foram passadas aos padres carmelitas. “Foi nessa ocasião que construiu-se a primeira capela, que é considerada como um marco da colonização da região, denominada Nossa Senhora da Biacica (esse nome vem do tupi “imbeicica” ou “cipó resistente”, facilmente encontrado no rio Tietê). Por muito tempo Itaim Paulista e Vila Curuçá e a parte leste do Jardim Helena formavam um bairro só, chamado de “imbeicica”, disse o texto sobre o bairro Vila Curuçá.

Plano&Plano

E aí, gostou de saber mais sobre o bairro Vila Curuçá e está procurando Apartamento na Vila Curuçá? Então, venha conhecer as opções que só a Plano&Plano tem!

Na Plano&Plano você encontra Apartamentos à venda na Zona Leste, SP e em toda região metropolitana do estado de São Paulo. A Zona Leste de São Paulo abrange as seguintes regiões: Patriarca, Itaquera, Vila Curuçá,  Penha e Iguatemi.

Entre em contato com a nossa equipe de corretores online, tire suas dúvidas ou saiba mais sobre as ofertas de Apartamento Minha Casa Minha Vida e Apartamento Casa Verde e Amarela na Zona Leste da Plano&Plano!

Para mais informações, acesse as plataformas digitais:

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Como é morar no bairro Brás, SP?
Bairros de São Paulo/SP
Como é morar no bairro Brás, SP?
24/06/2021
A Plano&Plano chegou ao Bairro da Penha
Bairros de São Paulo/SP
A Plano&Plano chegou ao Bairro da Penha
06/03/2020
Como é morar no bairro Jardim Marajoara, SP?
Bairros de São Paulo/SP
Como é morar no bairro Jardim Marajoara, SP?
22/02/2021